sábado, 1 de fevereiro de 2014

Crítica: filme O Segredo de Brokeback Mountain

     Em 2005 estreou um filme chamado O Segredo de Brokeback Mountain, faz nove anos que assisti no falecido cinema Belas Artes. Sai do cinema como se tivesse levado um soco no estômago e essa sensação perdurou durante alguns dias. Esse filme mexeu comigo por se tratar a história de dois homens "normais" que vão trabalhar juntos em uma montanha (chamada Brokeback - dai o título) e nesse período  os dois se apaixonam. Um deles, Jack, sabe que curte homens e é quem cria toda a situação pra isso acontecer. Já o outro se chama Ennis e está prestes a se casar. Após a primeira noite de sexo dos dois Ennis fica arrasado por ter feito aquilo e demora pra administrar isso em sua cabeça. Mas depois vê que gostou não só do sexo mas do seu amigo de trabalho Jack.
     O período de trabalho na montanha termina e cada um segue sua vida, ambos se casam e se tornam pais de família. Até que um dia Jack manda um cartão postal para Ennis e os dois se reencontram. A partir dai renasce todo o forte sentimento que ocorreu na montanha. Eles passam a se reencontrar durante 20 anos... todas férias eles voltam para a velha montanha Brokeback. Jack fala para Ennis para os dois irem morar juntos, abrirem um rancho e serem felizes. Ennis não aceita pois quer manter a vida  hétero. 

     Nove anos depois, aqui em casa, decidi assistir o filme novamente. Mexeu comigo igual a primeira vez mas dessa vez pude observar mais detalhes, ver com atenção coisas que não percebi da primeira vez. E agora já estou com 30 anos, diferente dos meus 21 em 2005. Lembro que naquela época eu tinha terminado minha paixão por um cara chamado Fábio, não chegamos a namorar mas tive algo forte por ele e não deu certo pois ele foi trabalhar em outro Estado. Fazendo um balanço afetivo, de lá pra cá me apaixonei novamente por outro kra chamado Wilson, também não deu certo pois ele morava em Curitiba e eu não soube administrar um sentimento mais do que sexo por um homem. Espero que ambos estejam felizes, pois são caras firmeza e foram importante pra mim cada um em seu período.

     Voltando a falar do filme... é uma obra de arte, sútil, fotografia, atores e atuações tudo perfeito. Vou fazer algumas rápidas colocações sobre o que observei hoje:

- o lance da camisa é muito legal. Eles tem uma treta na montanha, se pegam, Ennis acaba sangrando e sujando a camisa de sangue. Quando eles estão indo embora da montanha Ennis questiona que não encontrou sua camisa. No final do filme podemo observar sua camisa guardada com todo carinho no guarda roupas de Jack, do mesmo jeito que há 20 anos, com sangue e tudo.

- em nenhum momento do filme é dito "eu te amo" mas podemos ver isso de maneira avassaladora na vida dos dois.

- Ennis é mais retraído na dele enquanto Jack é mais porra louca. Há um diálogo quando os dois já estão maduros em que Ennis não poderá ver Jack por alguns meses, ai Jack fala pra ele que não é igual a ele, que precisa trepar de vez em quando, que não consegue ficar todo esse tempo sem transar com homem.

- Quando era criança Ennis foi levado para ver um homossexual que havia sido assassinado, simplesmente pelo fato de morar com outro homem. Esse trauma o fez ser calado e retraído a vida inteira.

- Ennis passa a vida inteira tentando se adequar a padrões, tentando viver uma "heteronormalidade" para a sociedade. Casou, teve filhos, largava tudo - inclusive seu grande amor - para cumprir suas obrigações profissionais (que no caso dele se confundia com as sociais). Essa necessidade de adequação assume ares de paranóia, onde fica evidente a cena que a mulher dele afirma saber dele e do Jack e ele ameaça matá-la e na cena que ele pergunta ao Jack se os outros não olhavam pra ele com desconfiança.

- tem uma cena bacana dos dois falando sobre religião, falam sobre ser pentecoste. Ai Ennis diz que pessoas como eles vão para o inferno, foi tipo uma indireta que ele já sabia que curtiam algo diferente.

- Ennis segurava a barra em relação a sexo com homem, Jack já sentia mais necessidade. Tanto que mostrou ele indo ao México para sair com garoto de programa.

Enfim, é um excelente filme, recomendo, a trilha sonora é um show de bola a parte, principalmente a parte instrumental toda em violão, se vc quiser baixar só clicar aqui .


Forte Abçoo